Trajetória do Pet Fitoterapia – Conexões de Saberes

O Grupo PET Fitoterapia teve sua origem em 2010, a partir de um edital do Ministério da Educação voltado à criação de novos grupos PET no âmbito do programa “Conexões de Saberes”. A proposta incentiva a formação de grupos compostos por estudantes de diferentes cursos de graduação, promovendo o intercâmbio de saberes e a interdisciplinaridade.

No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a proposta de criação do grupo foi elaborada pela Profª Drª Cristina Ruan Ferreira de Araújo, com o título: “PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL/CONEXÕES DE SABERES – FITOTERAPIA: DO CONHECIMENTO POPULAR À COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA”. Aprovada a proposta, o grupo iniciou suas atividades em 2011, sob a tutoria da própria professora Cristina Ruan, com a participação de estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia.

Desde o início, o PET Fitoterapia teve como objetivo central a integração entre ensino, pesquisa e extensão, resgatando o conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais por meio de investigações etnobotânicas em comunidades periféricas de Campina Grande-PB, e promovendo a validação científica desses saberes tradicionais. Essa proposta permanece como alicerce das ações do grupo, que também tem como prática a elaboração anual de relatórios de atividades encaminhados ao MEC, contribuindo para o planejamento das ações futuras.

Em 2017, o grupo passou a ser tutorado pelo Prof. Dr. Saulo Rios Mariz, selecionado via edital público. Em sua gestão, foram desenvolvidos novos projetos e fortalecidas ações pré-existentes, com destaque para a ampliação da produção científica e o aprofundamento do vínculo entre universidade e comunidade.

A partir de janeiro de 2023, a Profa. Dra. Ana Janaína Jeanine Martins de Lemos Jordão assumiu a tutoria do grupo, conforme resultado publicado no Edital PRE UFCG nº 34/2022. Desde então, ela segue liderando o PET Fitoterapia, mantendo o compromisso com a formação acadêmica crítica e o desenvolvimento de ações voltadas ao uso racional de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.

Atualmente, o grupo segue firme em sua missão de formar profissionais de saúde comprometidos com a valorização do saber popular e com a produção de conhecimento científico, através da vivência que a Educação Tutorial proporciona.