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PUBLICAÇÃO

Grupo da UFRB publica livro sobre atividade física e alimentação saudável na escola

Publicado em 26/06/19 18:11 | Atualizado em 26/06/19 18:11 | Acessos: 27

Os professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Teresa Maria Bianchini de Quadros, Alex Pinheiro Gordia e Vanessa Barbosa Facina, acabam de publicar o livro “Atividade Física e Alimentação Saudável na Escola: Um Programa de Educação para a Saúde” pela Phorte Editora. Também participaram da construção do livro nove estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Nutrição da Universidade.

O livro de 304 páginas relata as experiências de dois anos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) intitulado “Promoção da Saúde do Escolar”, realizado em Amargosa, Bahia. O intuito do programa foi contribuir para a formação integral de crianças e de adolescentes estudantes da rede pública de ensino do município de Amargosa por meio de ações de promoção, de prevenção e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno crescimento/desenvolvimento de indivíduos nessa faixa etária.

O livro é composto por três partes com um total de 16 capítulos. A Parte 1 é sobre “A promoção da saúde do escolar e o trabalho interdisciplinar” e está estruturada em dez capítulos, que têm por objetivo apresentar os planos de trabalho das dez oficinas realizadas com os escolares. Na Parte 2, “Envolvendo a comunidade escolar em ações de promoção da saúde”, estruturada em três capítulos, os autores apresentam estratégias que visam facilitar a ação de pais, merendeiras e professoras como agentes promotores da saúde do escolar. A Parte 3 refere-se aos “Relatos de experiência” de petianos, gestores, diretores, coordenação pedagógica e professores de escolas que participaram do programa e foi estruturada em três capítulos que apresentam a percepção dos atores envolvidos no PET Promoção da Saúde do Escolar, com foco na avaliação geral do programa.

A professora Teresa Quadros explica que a escola é um espaço institucional de convivência social, que acolhe o escolar durante relevante parte de sua vida, com grande potencial para influenciar na adoção de modos de vida mais saudáveis. “Os escolares, quando bem informados, podem ser multiplicadores e estimular mudanças em suas famílias, fomentando novos hábitos alimentares e de atividade física. Com base nesse contexto, acreditamos que um programa de intervenção interdisciplinar, com foco no aumento da prática de atividade física, na diminuição do comportamento sedentário e na adoção de hábitos alimentares saudáveis, desenvolvido na escola, tenha sido a combinação ideal para a realização das atividades do PET Promoção da Saúde do Escolar”, afirma a professora.

Os autores também reforçam a importância de ações como o PET-Saúde para promoção da saúde da população e para a formação inicial e continuada de estudantes de graduação e profissionais da área da saúde. O Programa tem o auxílio financeiro Ministério da Saúde, disponibilizado por meio de bolsas de estudos, que possibilitou o desenvolvimento do trabalho em Amargosa e a construção da obra. “O livro contribui para preencher uma importante lacuna da literatura sobre como planejar e desenvolver um programa de educação para saúde no ambiente escolar, com ênfase na prática de atividade física e na alimentação saudável”, diz Teresa.

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